Novo Conceito em Consultoria e Treinamento Empresarial

Cursos Abertos

Atuamos junto à área de Saúde há mais de 10 anos considerando toda sua complexidade. Presta serviços de treinamento e consultoria para empresas de portes diferenciados no ramo de hospitais, clínicas, atendimento domiciliar, entre outros. A partir de sua experiência de trabalho junto à empresas de Saúde, detêm conhecimentos das principais dificuldades e necessidades apresentadas pelos profissionais, em sua atuação junto aos clientes, lideranças, equipe de trabalho, equipe multidisciplinar , entre outros.
Preparamos produtos especiais para a Semana da Saúde, datas comemorativas ( dia do enfermeiro, do assistente social, médico, fisioterapeuta, secretárias, entre outros) , SIPATS, etc.

SEMANA DA SAÚDE / DIA DO ENFERMEIRO


Desenvolvemos palestras com o objetivo de sensibilizar os profissionais para assuntos diretamente relacionados ao seu cotidiano, de forma agradável e interessante.
Nossas palestras são dinâmicas e interativas, favorecendo a participação do público.
Realizamos as palestras personalizadas às necessidades da empresa, de acordo com o tema solicitado.

Abaixo, sugestões de alguns temas para as palestras:


ü De BEM com a vida (palestra sobre qualidade de vida)
ü Família do paciente : um bicho de 7 cabeças ?
ü Como anda a saúde de seus relacionamentos interpessoais?
ü  Atuar em equipe : prazer ou tortura?
ü  Cuidados e atenção, só para o paciente ? Como anda o espelho da sua casa? (palestra sobre autoestima)
ü  Como aplicar a ética nos relacionamentos de equipe !
ü  Os ruídos de comunicação interferindo nas relações profissionais!!!!
ü  Unidade de cuidado : paciente ou família?
ü  Ansiedade : como viver um dia de cada vez ?
ü  Geração saúde: estou nessa ?

TREINAMENTOS

Os treinamentos são elaborados considerando a especificidade do profissional da área de saúde, suas necessidades, tempo disponível, etc. Enfocam diversos aspectos relevantes ao desenvolvimento deste profissional: a postura profissional, o espírito de equipe, ações administrativas, integração e motivação da equipe, entre outros temas. Para tal, utilizamos metodologia interativa, que favorece a participação, através de vivências de situações do cotidiano profissional.

Abaixo alguns temas para treinamentos:


ü EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE PARA RECEPCIONISTAS

ü LÍDERES DE EQUIPES DE SAÚDE: EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PESSOAS E PROCESSOS

ü EQUIPE MULTIDISCIPLINAR: Excelência no Atendimento ao Cliente / Trabalho em Equipe / Otimização de tempo / Dicas para elaboração de Relatórios/ Família em situação de doença

ü PREVENÇÃO E TRATAMENTO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA

ü ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

CONSULTORIA

O serviço de Consultoria pode ser iniciado através de uma investigação diagnóstica da Empresa. Neste trabalho, a Consultoria levanta como ocorre a gestão do pessoal, as principais dificuldades apresentadas pelos colaboradores, expectativas da Diretoria, entre outros, a fim de definir ações personalizadas que otimizem o serviço prestado pela Empresa. Após a definição destas ações, apresentamos um plano de trabalho que será discutido com a Diretoria para posterior implementação das ações propostas.
Analisamos o clima e cultura organizacionais, bem como aspectos relativos à excelência no atendimento ao cliente, liderança, desenvolvimento das equipes, descrição de cargos e definição de atribuições, relacionamento interpessoal, fluxo de comunicação, questão ética, entre outros.
Realizamos Coaching à Diretoria, gerência, coordenação e outros líderes ou aos colaboradores com funções estratégicas que exijam suporte mais próximo por parte do consultor para o desenvolvimento de determinada tarefa.

Abaixo algumas situações mais solicitadas:

ü  Diagnóstico Organizacional dos aspectos administrativo e comportamental : organização interna, postura, relacionamento interpessoal, identificação do perfil dos cargos, planejamento, liderança, comunicação, entre outros.

ü Reestruturação Organizacional: realizado após o Diagnóstico Organizacional para implantar as medidas necessárias à reestruturação definição da missão e política da empresa, organograma, perfil dos cargos, atribuições e rotinas dos cargos, plano de desenvolvimento dos colaboradores, fluxo de comunicação interno, entre outros.

ü  Implantação da Área de Relacionamento com Clientes através de uma investigação diagnostica do atendimento prestado pela empresa, para elaborar uma proposta personalizada, atendendo às necessidades e filosofia da mesma ; elaboração das diretrizes, política, procedimentos e formulários para a implantação da Área; recrutamento, seleção e treinamento do profissional que atuará na Área; acompanhamento e assessoria ao profissional.

ü  Pesquisa de Satisfação da Qualidade do atendimento prestado pela empresa, realizada através de formulários específicos, com posterior tabulação e análise dos dados.

ü Coaching à liderança em relação à gestão, condução da equipe, postura profissional, ética , comunicação, relacionamento interpessoal ,entre outros.

ü Consultoria para elaboração e Gerenciamento de Programas: Qualidade de Vida, Responsabilidade Social da Empresa, 5S, Dependência Química, entre outros

RELUZ & HOME CARE

A partir de nossa experiência no trabalho junto às empresas de Home Care, entendemos o atendimento domiciliar como uma das tendências mundiais na humanização do atendimento aos pacientes e detemos conhecimentos das principais dificuldades e necessidades apresentadas pelos profissionais, em sua atuação junto à equipe de trabalho, equipe multidisciplinar e na residência do paciente.
Atuamos como parceira de empresas de Home Care de portes e demandas diferenciadas, com profissionais capacitados para prestar assessoria, além de desenvolvermos produtos personalizados para o ramo de atendimento domiciliar.

APRESENTAÇÃO DOS SERVIÇOS

Implantação da Área de Relacionamento com Clientes

O Serviço de Relacionamento com Clientes em Home Care possibilita à empresa mensurar a qualidade do atendimento prestado e identificar focos de dificuldades, objetivando melhorar a satisfação do cliente final. Deverá reportar-se diretamente à Diretoria da empresa. Possibilita à Diretoria o conhecimento real do grau de satisfação dos clientes, facilitando a adoção de medidas preventivas e/ou corretivas para melhoria do processo, da satisfação do cliente e imagem da empresa; agiliza o encaminhamento da resolução das solicitações apresentadas pelos clientes ; evita que qualquer solicitação não receba retorno e /ou atenção por parte dos profissionais envolvidos, melhorando a satisfação do cliente.

Implantação da Área de Serviço Social

O profissional de Serviço Social é fundamental ao serviço de Home Care, pois é o que mais é preparado para atuar junto às famílias. Faz parte de suas atribuições profissionais em qualquer área de atuação, realizar visitas domiciliares a fim de intervir em situações sociais. Por ser um profissional que realiza contatos com muitas áreas, pode ser aproveitado também na área comercial da empresa, abrindo espaço para a apresentação dos serviços da empresa, especialmente nas empresas de autogestão, onde os serviços de atendimento domiciliar são acompanhados pelo Serviço Social da mesma.
Realizamos o recrutamento, seleção e treinamento dos profissionais, elaboração de documentação : relatórios, gráficos, estatísticas, definição das normas e diretrizes, política da Área, atribuições do cargo, perfil do profissional, ficha social dos pacientes, perfil social da demanda atendida, avaliação da residência, processo de desmame do paciente, apresentação estatística do serviço prestado pela Área, acompanhamento e assessoria ao profissional no primeiro trimestre de atuação. Também preparamos o profissional para sua atuação junto à Área Comercial e de captação de pacientes a fim de estabelecer parcerias que resultem em novos pacientes para a empresa.

Coaching às Lideranças ( Diretoria / Gerência / Enfermeiros Supervisores e Coordenadores de Enfermagem)

Assessoramos os líderes com relação à postura e abordagem profissional, integração da equipe, comunicação, relacionamento interpessoal, planejamento, administração de pessoal, liderança, elaboração de relatórios, organização de reuniões. Fatores estes observados pela Consultoria como fundamentais para o bom funcionamento do trabalho em Home Care , que, ao ser realizado à distância, exige maior nível de organização e controle. Desenvolve o trabalho a fim de que os líderes possam garantir maior organização e controle na administração do trabalho dos profissionais que atuam nas residências; evitar e/ou administrar conflitos de forma positiva, evitando perda de tempo e rotatividade de profissionais; implementar instrumentos que facilitem o acompanhamento do trabalho dos profissionais que atuam em residências, a fim de propor medidas preventivas.

Treinamentos para Profissionais de Home Care

Desenvolvemos treinamentos que proporcionam reflexões, visando mudanças de comportamento. Para tal, utiliza-se de metodologia interativa, que favorece a participação, através de vivências de situações do cotidiano profissional. Foram desenvolvidos para profissionais que atuam em Home Care , considerando a complexidade desta atuação, buscando contemplar as necessidades e características específicas ao trabalho.

¨    Excelência no Atendimento ao Cliente
Objetivo: Sensibilizar e motivar todos os profissionais (administrativos e técnicos) na prestação do atendimento aos clientes, para melhoria contínua da qualidade deste atendimento. Evitar reclamações e melhorar a imagem da empresa junto ao cliente ; direcionar o cliente para a área adequada à satisfação de sua necessidade, evitando o repasse a vários profissionais, gerando perda de tempo e insatisfação ; criar um padrão de atendimento que gere a empresa uma imagem marcada pela gentileza, atenção e resolutividade às solicitações dos clientes, pois estes indicam os serviços da empresa , quando bem atendidos.

¨    Motivando Equipes
Objetivo: Motivar para melhoria da qualidade das relações entre as equipes e /ou equipe multidisciplinar, tendo em vista que o serviço em Home Care exige trabalho em equipe. Otimizar o trabalho realizado em equipe, atuando nos ruídos de comunicação e relacionamento interpessoal ; reforçar a idéia de que o profissional está representando a empresa na residência, incentivando-o a passar uma imagem positiva da mesma; incentivar a colaboração de todos os profissionais que atuam na residência para apontar desperdício de materiais, evitar informações incorretas e/ou incompletas que podem implicar em contatos telefônicos e/ou visitas desnecessárias.

¨    Aperfeiçoando líderes de equipes em Home Care
Objetivo: Apresentar alternativas para aperfeiçoar métodos de trabalho, promover melhorias no sistema de gestão, desenvolver pessoal e integrar a equipe, na realidade do serviço de Home Care. Trazer reflexões sobre o atual método de trabalho adotado pelo líder, incorporando sugestões que possam aprimorá-lo para melhorar sua atuação; facilitar a administração do pessoal, reforçando a importância do controle do processo pelo líder, a fim de evitar retrabalho e situações mal resolvidas que geram perda de tempo e insatisfação do cliente, atuando negativamente na imagem da empresa ; incentivar a integração da equipe, a fim de que o trabalho seja desenvolvido em parceria a fim de minimizar/ evitar conflitos que gerem perda de tempo e rotatividade de pessoal.

¨    Família em situação de doença: repensando seu papel!
Objetivo: Sensibilizar os profissionais para repensar o papel profissional frente à família em situação de doença. Ampliar a visão sobre a família doente em Home Care , a fim de aproximar os profissionais da mesma, reforçando a necessidade de parceria no trabalho, a fim de evitar conflitos que geram perda de tempo, resistência em acatar as determinações dos profissionais, insatisfações e retrabalho

¨   Serviço Social & Home Care
Objetivo: Clarificar o papel do Assistente Social em Home Care : Sensibilização para a internação domiciliar; Análise social do caso; Atendimento, acompanhamento e monitoramento dos casos atendidos; Perfil da família em situação de doença ; Atendimento e orientação à família; Orientação ao cuidador ; Atuação junto à equipe multidisciplinar; Sensibilização para a alta ( “desmame”); Perfil social dos casos atendidos; Relatórios estatísticos do atendimento social; Como utilizar as ferramentas para atuação: entrevistas, visitas hospitalares e domiciliares, relatórios, entre outros.

¨    Dicas para a Elaboração de Relatórios
Objetivo: Orientar os participantes na elaboração básica de relatórios, a fim de alcançar a objetividade e clareza nos documentos elaborados. Desenvolver o raciocínio para redigir documentos de forma objetiva, mas contendo os detalhes coletados durante o atendimento, com começo, meio e fim e com parecer técnico consistente , organizado e eficiente, a fim de atingir os objetivos propostos pelo documento.

 

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